Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas da Gi

04
Fev15

Como fazer tapioca

Hoje partilho convosco um post sobre como fazer tapioca e como fazer a hidratação do polvilho doce.

 

IMG_0646.JPG

Tapioca recheada com queijo -50% gordura

 

O polvilho doce é um derivado da mandioca - não contém glúten, nem gordura.

É preciso esclarecer aqui uma dúvida: o polvilho doce é o puro amido da mandioca, e só é chamado de doce para ser diferenciado do polvilho azedo - o azedo é o polvilho fermentado (o doce é o puro). Em Portugal é muito difícil encontrar a goma já pronta, por isso ensino-vos a preparar a mesma já que o polvilho não é nada mais que a goma desidratada.

 

Como fazer a goma para tapioca?

 

Para termos a goma de tapioca, primeiro que tudo o polvilho doce deve ser hidratado.

 

Vamos precisar de 500gr de polvilho doce e 300ml de água - esta é a medida padrão para hidratar o polvilho mas pode ser preciso mais ou menos água, ou até mais polvilho para chegar ao ponto ideal, como irão ver nas fotografias abaixo (usei menos de 300ml). Mas podem também dividir a "receita" pelas quantidades que quiserem, seja a metade com 250gr de polvilho + 150ml de água, seja outra quantidade.

 

IMG_0608.JPG

IMG_0609.JPG

 

 

Numa tigela, misturar a água aos poucos (se misturarem tudo de uma vez vão ter uma pasta muito engraçada e maleável mas o melhor, para quem nunca hidratou o polvilho, é juntar aos poucos), com as mãos ou com uma colher.

 

Quando estiver a misturar a água, o normal é criar certas "bolinhas" de polvilho relativamente resistentes (ou seja, ficam consistentes mas basta apertar que elas desfazem-se).

 

Se a mistura ficar muito gomenta é porque precisa de juntar mais polvilho. Se ficar muito seco, é porque é necessário um pouco de água para chegar a um ponto certo (o tal de ser relativamente resistente mas que de desfaz facilmente).

 

Assim que misturarem bem, o resultado vai ser... a goma! Ou seja, o polvilho hidratado, ou re-hidratado, já que é sempre a goma de mandioca que vai dar origem ao polvilho quando esta é desidratada - espero não estar a explicar de forma confusa!

 

 

IMG_0648.JPG

IMG_0649.JPG

 

 

E agora, com a goma já pronta... Como fazer a tapioca?

 

Bem, agora é fácil. Vou mostrar-vos com fazer a tapioca na frigideira: primeiro, separam a quantidade de tapioca consoante o que querem comer ou a quantidade que devem comer. Normalmente faço com 50g e fica sempre bom.

 

IMG_0653.JPG

50g equivalem a 4 colheres de sopa cheias

 

 

Passo 1: Aquecer a frigideira anti-aderente até ficar bem quente. Não é preciso untar com gordura.

 

Passo 2: Despejar toda a tapioca na frigideira e pressionar com a colher para ficar tudo uniforme e sem buracos (devemos ser rápidos a fazer isto já que a tapioca começa logo a ganhar consistência).

 

Passo 3: Deixar cozinhar um lado por 1 minuto e depois virar e deixar mais 1 minuto. No meu caso, pus uma fatia de queijo -50% gordura e depois fechei a tapioca.

 

IMG_0647.JPG

 

(Para verem como a tapioca fica, vão espreitar o vídeo que publiquei no facebook do blog! Lá em cima tem o ícone do facebook e é só clicar).

 

Sugestão: podem juntar à goma, ainda na frigideira, sementes de chia - assim, o índice glicémico da tapioca reduz um pouco.

 

Espero que tenham gostado!

 

Beijinhos e até à próxima,

 

Assinatura Gi.png

43 comentários

Comentar post

Pág. 1/3

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D