Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas da Gi

Receitas da Gi

Pão integral de alfarroba

A receita que partilho convosco hoje é a do pão integral de alfarroba. É muito fácil de fazer, mas o tempo que gastam pode ser muito caso façam a receita toda à mão, como eu fiz (infelizmente não tenho máquina de pão, senão era mais fácil).

 

IMG_9704.JPG

 

Pão integral de alfarroba

 

Ingredientes:

  • 400gr farinha de trigo integral;
  • 70gr farinha de alfarroba;
  • 1c.sopa sal;
  • 1c.sopa mel;
  • 2c.sopa azeite;
  • 400 a 500ml de água morna;
  • 2 tabletes de fermento fresco OU 30gr fermento em pó.

 

FullSizeRender-32.jpg

 

Passo 1: Misturar o fermento fresco ou em pó com a água morna e o mel e esperar 10min depois de fazer as bolhinhas, e depois juntar o azeite.

 

IMG_9686.JPG

FullSizeRender-34.jpgFullSizeRender-33.jpg

 

Passo 2: Misturar os ingredientes secos (farinha integral, de alfarroba e o sal - uso este com -50% de sódio ou o LoSalt, é uma boa dica para reduzir o consumo de sal). Fazer um furo no meio das farinhas e deitar a água com o fermento e o mel e misturar bem. 

 

FullSizeRender-35.jpg

 

Passo 3: Misturar a massa e formar uma bola. Amassar bem a massa com as mãos se não tiver massa de pão, se tiver pode fazer os passos na máquina. Deixar a massa descansar a temperatura ambiente por pelo menos 1h30m.

 

Passo 4: Depois da massa descansar e dobrar de tamanho, dividir a massa em 2 e, numa superfície lisa e polvilhada com a farinha integral, sovar as massas durante pelo menos 5 minutos.

 

Passo 5: Molde o pão como desejar e polvilhe (ou não) o pão com farinha. Unte uma forma ou o papel vegetal com azeite e deixe o pão descansar novamente por 30 minutos antes de levar ao forno.

 

Passo 6: Pré-aquecer o forno a 180 graus. Levar o pão ao forno durante 50 minutos a 1 hora.

 

FullSizeRender-36.jpg

IMG_9704.JPG

 

Espero que tenham gostado!

 

Beijinhos,

Captura de ecrã 2015-01-10, às 22.36.28.png

 

13 comentários

Comentar post