Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Receitas da Gi

03
Mar15

Papas de farelo de aveia e farelo de trigo

Hoje partilho convosco uma ideia fantástica para as vossas refeições, principalmente para o pequeno-almoço, devido ao elevado valor num micronutriente (fibra) que nos mantém saciados ao longo do dia e evita snacks indesejados. Sabem aquele milka de oreo? Pois, eu também sei... fujam dele! Comam estas papas de manhã e vão ter o desejo controlado. 

 

IMG_2386.JPG

 

 

Para as papas vamos precisar de:

  • Farelo de aveia;
  • Farelo de trigo;
  • Água/bebida vegetal/leite/chá;
  • Opcionais: canela, chocolate em pó, côco ralado, farinha de amêndoa...

IMG_2306.JPGIMG_2307.JPG

 

Deixar os farelos de molho durante a noite com água até tapar (opcional, podem cozer logo e não deixar de molho). Deixar a água ferver e ir mexendo bem, até evaporar, e ir juntando mais água. Cuidado para não deixarem as papas muito líquidas.

 

As quantidades que normalmente uso são:

  • 35gr farelo de aveia;
  • 15/20gr farelo de trigo (o sabor é bem forte!).

 

Cozo sempre em água ou chá com sabor a fruta (mas também fica uma delícia quando cozida em bebida vegetal, principalmente com bebida de amêndoa).

 

Para quem nunca provou farelo de trigo, aconselho a fazerem inicialmente 3/4 de farelo de aveia e 1/4 de farelo de trigo. Depois vão aumentando a quantidade de farelo de trigo

 

IMG_2384.JPGIMG_2385.JPG

 

 Sugestões para toppings:

  • Bananas, pêras, maçãs (tudo cortado);
  • Chocolate negro;
  • Frutos vermelhos;
  • Mel;
  • Doce de fruta;
  • Syrups sem calorias (tipo os da Walden Farms)
  • Frutos secos
  • Manteiga de amendoim (ou de amêndoa/caju/avelã/nozes)

 

IMG_2322.JPG

IMG_2387.JPG

IMG_2198.JPG

IMG_2023.JPG

 

De forma resumida, o farelo de aveia é uma parte do grão de aveia que contém muito mais micronutrientes, principalmente mais fibra, por ser a camada externa do grão e a mais fina. Normalmente associa-se a aveia ao glúten mas a aveia em si não contém glúten, apenas é processada juntamente do trigo, o que aumenta o perigo para os intolerantes (celíacos). A fibra presente no aveia e principalmente no farelo ajudam a diminuir a absorção da glicose - ajuda também a criar um gel no sistema digestivo quando as fibras são hidratadas.

 
Por 100gr de farelo de aveia temos 362 calorias, 60gr de hidratos, 12,5gr de proteína e 8,2g de fibra.
 
Já o farelo de trigo é ainda melhor… É riquíssimo em fibras, o que ajuda o bom funcionamento do intestino e de todo o processo digestivo. O farelo de trigo, devido às suas fibras, criam um gel quando entra em contacto com a água, o que ajuda muito a aumentar a saciedade.
 
Por 100gr de farelo de trigo temos 258 calorias, 9,7gr de hidratos de carbono, 16gr de proteína e 46gr de fibra! É MUITA fibra mesmo!
 
Estas papas são deliciosas, para não falar dos benefícios relativamente a micronutrientes - neste caso especial, da fibra - que ajudam e muito a quem sofre de problemas de mau funcionamento da digestão (como é o meu caso). A fibra destes farelos, e principalmente do farelo de trigo, é um fantástico aliado numa alimentação saudável a longo prazo.

 

 Experimentem e depois digam-me o que acharam! Se nunca fizeram papas com farelo de trigo, já sabem: para a primeira vez, experimentem por exemplo: 3 colheres de sopa de farelo de aveia (ou flocos) e uma colher de sopa de farelo de trigo.

 

Beijinhos e até amanhã!

Assinatura Gi.png 

34 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D